e-mail para o Prefeito
Como uma das atividades do projeto interdisciplinar “Rio: veias de uma cidade”, em agosto os alunos dos 6os anos vivenciaram uma aula de campo a bordo de um catamarã, na qual puderam ver e perceber a nossa cidade por um ângulo diferente.
Para colocar em prática os estudos sobre o gênero e-mail, trabalhado nas aulas de Português, eles escreveram e-mails para o Prefeito Geraldo Julio falando de suas boas e más impressões e dando sugestões de melhoria para a cidade do Recife.
Os textos aqui publicados são resultado desse trabalho. Também em sala, produzimos um único e-mail, com trechos de todos os alunos, para representar a turma e ser enviado à Prefeitura, que respeitosamente nos respondeu. Esses retornos também podem ser conferidos aqui, logo após os e-mails individuais.
Vossa Excelência,
Meu nome é Agatha Damana, tenho 11 anos e sou aluna do colégio Apoio. Por conta do nosso projeto neste segundo semestre, que trata da nossa cidade tão bela chamada Recife, recentemente minha turma foi a uma aula de campo a bordo do catamarã que fazia um passeio pelo Rio Capibaribe.
Foi um ótimo passeio. Lá vi ainda mais como nossa cidade é linda, com belas pontes e com o casario da Rua da Aurora bastante bonito. Ficamos muito felizes pela revitalização do Parque das Esculturas, porém muitas coisas nos assustaram, como: a quantidade de pessoas que moravam em palafitas e barracos nas margens do rio e a poluição, que afeta diretamente os cidadãos que necessitam do rio para viver.
Para esses problemas serem resolvidos, será preciso colaboração de todos os moradores da cidade do Recife. Creio que a Prefeitura também poderá ajudar com campanhas de conscientização para a população.
Com todo respeito,
Agatha Damana
À Vossa Excelência Prefeito Geraldo Julio de Mello Filho,
Sou aluna do Colégio Apoio e queria falar um pouco com o Senhor sobre o que estou achando da nossa cidade, principalmente por causa do meu projeto escolar “Rio: veias de uma cidade”.
A Cidade do Recife tem muitos pontos positivos, como a Rua da Aurora, com seus casarões bem detalhados; a pesca que ainda existe em alguns rios, principalmente para as pessoas que moram em suas margens; a gastronomia, que é bem diversificada; câmeras nas ruas, que reduzem a violência e a impunidade; o asfaltamento de algumas importantes avenidas; a construção da Via Mangue; entre outras coisas.
Infelizmente, além de pontos positivos, a cidade também tem muitos pontos negativos, por exemplo: poluição no Rio Capibaribe, violência nas ruas, rio pouco navegável, acúmulo de lixo nas ruas e nos canais, péssima iluminação pública em alguns pontos da cidade aumentando ainda mais a violência, falta de manutenção nas calçadas, enchentes anuais em diversos locais da cidade, crianças deixando de estudar para pedir esmolas nos sinais, muito engarrafamento a qualquer hora do dia.
Enfim, além de retratar apenas seus pontos positivos e negativos, gostaria de falar de algumas sugestões de melhoria para a nossa cidade. Quanto à poluição: penso que a Prefeitura do Recife deveria investir mais nas áreas verdes próximas às margens dos rios; deveria promover mais programas de incentivo para que as pessoas deixem de jogar lixo nas ruas e nos canais, para que tenhamos um meio ambiente mais saudável e que, nas épocas de chuva, possamos evitar enchentes e deslizamento de barreiras. Para melhorar o trânsito, acho que Vossa Excelência deveria se preocupar mais com essa onda de “mobilidade urbana” dos grandes centros mundiais, investindo muito mais nas ciclovias e ciclofaixas, fazendo com que as pessoas tenham outras opções de locomoção.
Atenciosamente,
Amanda Nascimento Borges
Caro Prefeito,
Meu nome é Beatriz Magalhães, tenho 11 anos e estudo no Colégio Apoio, no 6° ano, turma D. Admiro muito o seu trabalho como Prefeito do Recife, Vossa Excelência está melhorando cada vez mais a nossa cidade.
Em agosto, fiz um passeio de Catamarã com os 6os anos, no projeto da II etapa chamado “Rio: Veias de uma Cidade”. Gostei muito de ver o casario da Rua da Aurora e de saber que o Parque das Esculturas está sendo reformado. Também gostei muito de ver o Teatro de Santa Isabel, o Palácio da Justiça, o Palácio do Campo das Princesas. Todos nós gostamos de passear no Catamarã. Resumindo: Vossa Excelência está cuidando muito bem do turismo do Recife.
Mas, infelizmente, acho que o Rio Capibaribe está muito poluído, sujo. Eu tenho uma sugestão para dar: Vossa Excelência pode fazer campanhas para educar as pessoas para não jogarem tanto lixo no rio. Acho que, com isso, ele pode ser preservado.
Atenciosamente,
Beatriz Magalhães
Vossa Excelência Prefeito Geraldo Júlio,
Meu nome é Diogo, sou aluno do Colégio Apoio. Estou fazendo um trabalho para o projeto “Rio: Veias de uma Cidade” e, para realizar esse trabalho, fiz um passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe.
Passeando pelo rio que corta nossa cidade, encontrei belas imagens, como as Torres Gêmeas, a Torre de Cristal, o Marco Zero, a Rua da Aurora, belas pontes e etc.
Mas, durante o passeio, fiquei decepcionado com a poluição que encontrei no manguezal e também dentro do rio. Isso é muito ruim para a natureza. Na Ilha de Deus, encontrei pessoas que precisam do rio para sobreviver morando em barracos. Elas devem pegar muitas doenças por causa da poluição.
Senhor Prefeito, podemos melhorar nosso Recife tirando a poluição do rio e do manguezal e multando quem poluir novamente. Precisamos mostrar às pessoas a importância de preservar a natureza. Com isso vamos melhorar as condições de vida dos que dependem do rio para viver.
Atenciosamente,
Diogo Camerino
Vossa Excelência
Meu nome é Elian e sou um aluno do 6° ano D do Colégio Apoio. Fui para uma aula de campo no catamarã, no dia 26 de agosto, e tive minhas opiniões.
Recife é uma cidade cortada por dois grandes rios: O Capibaribe e o Beberibe. Esses rios atualmente estão morrendo. Há pouca vida neles, devido à poluição. A sujeira é evidente devido aos esgotos e lixo jogados, tornando difícil o aproveitamento de todo seu potencial para a população da cidade.
Bom, aqui estão minhas opiniões. Primeiro de tudo adorei o Parque das Esculturas estar sendo recuperado e aprendi muito nessa aula de campo também. Mas nem tudo é um mar de rosas e, fora o que eu falei na explicação do projeto que os rios estão muito poluídos, há pessoas morando perto desses rios e que entram em contato com eles, correndo o risco de pegar várias doenças graves.
Minhas opiniões podem não importar, mas não seria má ideia limpar os rios e fazer algo que proibisse as pessoas de jogar lixo nos rios. Outra coisa seria arranjar um lar melhor para aquelas pessoas.
Atenciosamente,
Elian Gabriel
Vossa Excelência Sr. Prefeito Geraldo Júlio,
Bom-dia, escrevo este e-mail para falar um pouco das melhorias e das coisas que ainda precisam melhorar aqui na nossa cidade. Estudo no Colégio Apoio, e o nosso projeto “Rio: veias de uma cidade” é relacionado ao Rio Capibaribe, onde fizemos uma aula de campo no Catamaran.
Achei muito bacana a ideia de fazer a Via Mangue, pois o trânsito diminuiu muito. Também pôde servir de referência para turistas. Uma coisa que achei muito linda foi a Rua da Aurora, vista de um ângulo diferente, com seu belo casario e todo preservado.
Na nossa rota, passamos por um lugar bem humilde, que é a Ilha de Deus. Vimos que a maioria das pessoas da comunidade trabalha dependendo do rio, então o Senhor precisa investir mais na limpeza do rio, mas não é só isso. Essas pessoas são carentes de boas condições de moradia, educação, limpeza, saúde e saneamento básico. A população tem que ter consciência do que uma latinha de refrigerante jogada no rio pode causar, e isso poucos têm. Todos precisam fazer a sua parte.
Obrigada pela compreensão,
Letícia Prado
Vossa Excelência,
Meu nome é Luiz Eduardo, sou estudante do Colégio Apoio e, junto com a minha turma, fui a uma aula de campo de catamarã organizado pela escola, no Rio Capibaribe e Ilha de Deus, pelo nosso projeto “Rio: veias de uma cidade”.
Quando fomos ao Rio Capibaribe, notei as belas construções, fora que também vi muitas pessoas da Prefeitura limpando a cidade. Porém, há muita gente em péssimo estado de vida, porque as beiradas do rio são muito poluídas por causa do lixo que a população recifense joga nele. Dentro do barco, percebi que a população sofre preconceito socialmente, porque não tem um lugar de moradia adequado.
Minha sugestão é punir as pessoas que jogarem lixo no rio, mas, antes disso, educá-las de uma maneira adequada. Sobre os moradores que moram nas margens do rio, sugiro que Vossa Excelência construa mais moradias com os moradores que serão beneficiados ajudando na construção para se sentirem donos das suas próprias casas e responsáveis por elas.
Eu gostei das ciclofaixas que Vossa Excelência está proporcionando aos moradores da cidade do Recife nos feriados e nos domingos, isso é importante porque os recifenses têm um lugar apropriado para praticar ciclismo e manter sua saúde. Também achei bom o Marco Zero aos domingos ser interditado para jogos, eventos musicais, teatro e etc. Gostei das academias públicas que Vossa Excelência proporcionou para a população recifense de forma gratuita.
Atenciosamente,
Luiz Eduardo
Vossa Excelência,
Meu nome é Maria Eduarda, sou aluna do Colégio Apoio, do 6º ano D. Escrevo este e-mail para falar sobre algumas coisas que observei na última aula de campo, do projeto “Rio: veias de uma cidade”. Fomos para um catamarã, que passeava pelo Rio Capibaribe e passava por alguns pontos turísticos de nossa cidade.
Lá pude observar que a Rua da Aurora está cada vez mais bonita e bem cuidada, as pontes estão conservadas e fiquei feliz de saber que o Parque das Esculturas está sendo reformado. Porém, observei também que a pobreza ao redor do rio é de dar pena. As pessoas moram em palafitas horríveis, as crianças brincam na beira do rio descalças com grande risco de adoecer, pois a poluição é preocupante.
Minha sugestão é que Vossa Excelência dê abrigos apropriados para essas pessoas, pois todos nós temos o direito de ser feliz sem preocupação, não importa a idade, o dinheiro ou a cor da pele...
Certa de sua compreensão,
Maria Eduarda Guendler
Vossa Excelência,
Sou aluno do 6° ano D do Colégio Apoio. Estou escrevendo este e-mail para Vossa Excelência, pois estou trabalhando com o projeto “Rio: Veias de uma Cidade”, em minha escola, onde tínhamos de passear de catamarã pelas águas do Rio Capibaribe, observando vários aspectos voltados para inúmeras matérias.
Adorei o fato de estarem restaurando o Parque das Esculturas. Além disso, achei linda a escultura de Francisco Brennand: a flor de cristal. Fiquei encantado com a beleza do casario da Rua da Aurora, que mantém seus aspectos culturais em sua arquitetura. Vi que o conjunto de pontes presente no Recife é imenso. Outro fato que me chamou a atenção é que o Recife é cortado por rios, facilitando a locomoção pela água.
Enquanto observava a paisagem, pude perceber outros aspectos, como, por exemplo, o fato de os moradores do local serem pessoas com baixo grau de escolaridade e baixas condições de habitação. Os manguezais presentes nas margens do rio são ecossistemas que devem ser preservados porque são berçários para várias espécies de animais e plantas. No entanto, vi que o rio está muito poluído, o que, por sua vez, contamina todas as espécies presentes no local. Também vi que as pessoas que lá vivem praticam a pesca, ou seja, estão sempre entrando em contato com aquela água poluída, correndo o risco de serem contaminadas por micro-organismos ou de pegarem doenças. A população ribeirinha mora em cabanas ou em casebres, bem nas margens do próprio, com muita chance de o solo de suas casas sofrer processos erosivos, ocasionando, assim, a perda do lar de algumas famílias. Observei outra coisa, que seria a quantidade absurda de lixo jogado nos manguezais, sem nenhum cuidado, porque, pelo que percebi, havia sacolas plásticas, sapatos, chinelos, folhetos, entre outros dejetos.
Também notei que há pouco investimento em embarcações, porque o fato de o rio cortar diversos bairros poderia facilitar a questão da mobilidade no Recife.
O que precisamos fazer para mudar isso?
1. Garantir que as pessoas que moram próximo ao rio tenham um grau maior de escolaridade, evitando, assim, que joguem lixo nos rios.
2. Utilizar processos de retirada de lixo tanto no Rio Capibaribe quanto nas margens dele, para evitar processos erosivos.
3. Organizar instalações dignas para a população ribeirinha.
4. Punir quem joga lixo no rio, poluindo-o.
5. Investir mais em embarcações, facilitando a mobilidade do Recife.
Solicitamente,
Rafael Nascimento
Respostas da Prefeitura
Data: 3 de novembro de 2014 20:15
Assunto: Re: #22399 - 6º ano D do Colégio Apoio
De: Recife Responde reciferesponde@gmail.com
Para: apoioblog6d@gmail.com
Olá!
Desta vez sua mensagem também seguiu para a Secretaria de Mobilidade.
Em breve voltaremos a manter contato com vocês.
Toda vez que algum de você desejar e necessitar deve entrar em contato conosco, ok?
Para nós é muito importante tirar suas dúvidas, buscar resolver problemas da cidade, conhecer e estudar as sugestões e até os elogios.
Enfim, nosso objetivo é trabalhar em parceria com quem vive e ama o nosso Recife.
Uma ótima semana para todos!
Atenciosamente,
Central de Atendimento Recife Responde
Av.Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife / PE
Cep: 50.030-903 - Tel/PABX: (81) 3355-8000
www.facebook.com/prefeituradorecife
www.instagram.com/prefeiturarecife
Data: 4 de novembro de 2014 20:15
Assunto: Rio Capibaribe Projeto de navegalidade
De: Recife Responde <reciferesponde@gmail.com>
Para: apoioblog6d@gmail.com
Resposta de Mobilidade:
Olá. Existe um projeto do Governo do Estado com parceria da Prefeitura do Recife para, futuramente melhorar a questão da mobilidade. O prefeito Geraldo Julio assinou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a elaboração do projeto do Parque Linear do Capibaribe. Trata-se de um corredor de integração de praças e parques, orientado pelo eixo do rio; com calçadas, ciclovias, arborização e articulação com o projeto de navegabilidade do Estado, cujas estações de embarque e desembarque tiveram a sua construção autorizada pelo governo de Pernambuco. O corredor promoverá acessibilidade e a mobilidade urbana por transporte não motorizado (ciclovias e passeios de pedestres). A UFPE estudará as alternativas de interligação de áreas verdes e livres numa extensão de 30,6 quilômetros de margens do Rio Capibaribe, do bairro da Várzea até a Ponte 06 de Março. O objetivo é construir um plano para conservação das bordas do rio, através de sua integração à dinâmica urbana. Agradecemos o contato.
Atenciosamente,
Central de Atendimento Recife Responde
Av.Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife / PE
Cep: 50.030-903 - Tel/PABX: (81) 3355-8000
www.facebook.com/prefeituradorecife
www.instagram.com/prefeiturarecife
Data: 7 de novembro de 2014 16:30
Assunto: Fwd: #22399 - 6º ano D do Colégio Apoio
De: Recife Responde <reciferesponde@gmail.com>
Para: apoioblog6d@gmail.com
Amigos,
Neste semestre as Secretarias de Habitação e Saneamento estão sem investimentos para a Ilha de Deus. Em relação a habitacionais, a Prefeitura já entregou 3 conjuntos habitacionais (524 moradias) e estão em obras, com previsão de entrega até o final do 1º semestre de 2015, mais 17 conjuntos (2.012 unidades). Todos esses 20 conjuntos vão beneficiar moradores de áreas ribeirinhas dois rios Capibaribe e Beberibe.
Um grande abraço e ficamos muito contentes em poder compartilhar com jovens moradores do Recife os assuntos da nossa capital, principalmente visando por melhorias para toda a população.
Atenciosamente,
Central de Atendimento Recife Responde
Av.Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife / PE
Cep: 50.030-903 - Tel/PABX: (81) 3355-8000
www.facebook.com/prefeituradorecife
www.instagram.com/prefeiturarecife
Data: 28 de novembro de 2014 11:09
Assunto: Re: #22399 - 6º ano D do Colégio Apoio
De: Recife Responde <reciferesponde@gmail.com>
Para: apoioblog6d@gmail.com
Caro Recife Responde,
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) do Recife agradece aos alunos do Colégio Apoio pelas sugestões. Encaminhamos a mensagem ao secretário-executivo de Sustentabilidade, Maurício Guerra.
Att
Atenciosamente,
Central de Atendimento Recife Responde
Av.Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife / PE
Cep: 50.030-903 - Tel/PABX: (81) 3355-8000
www.facebook.com/prefeituradorecife
www.instagram.com/prefeiturarecife